Tudo o que você precisa saber sobre exercícios no inverno

Olá, tudo bem com vocês?

O inverno está se aproximando e o frio se faz cada vez mais presente em nossos dias. Para alguns, motivo de alegria e disposição, pois transpiramos menos e temos mais opções na hora de montar nosso visual. Para outros, a clássica desculpa do “está muito frio” é utilizada para não realizarem seus treinos ou atividades físicas.

Mas isso pode e precisa mudar! Até porque o treino, seja lá qual for, não pode ser quebrado por conta do clima, a não ser que você não esteja esperando resultados. No frio, o treinamento tem muitos benefícios para diversos objetivos, como:

- Queimar mais calorias: no frio, o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto energético. E por isso, temos mais vontade de se alimentar nessa época. Logo, os exercícios podem ajudá-lo a manter o equilíbrio entre peso e alimentação!

- Evita problemas respiratórios: quem é assombrado pelas “ites” como rinite, sinusite etc. deveria treinar mais, pois o corpo fica mais tempo aquecido, o que evita o acúmulo de secreções na face e pulmões.

- Combate mau humor e depressão: a prática de atividades físicas estimula a liberação de endorfinas, o que causa sensação de prazer, ajudando a melhorar nosso humor e combater energias negativas.

- Equilibra o sono: pesquisas indicam que pessoas que praticam mais exercícios físicos durante a semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia.

Mas fique atento a alguns cuidados que devemos ter ao treinar no frio: um deles é levar um agasalho. O exercício pode deixar nosso sistema imunológico “em baixa”, uma vez que nosso corpo requer todos os estoques do organismo para recuperar músculos, tendões e ligamentos que usamos durante a prática da atividade. Esse cuidado é importante porque qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. Por isso recomenda-se utilizar um agasalho ao sair do treino em tempos mais frios!

Para quem pula da cama quentinha a fim de encarar o treino em clima de frio é essencial também iniciar os exercícios de forma leve. O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção. No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso alongar levemente o corpo e depois partir para um bom aquecimento.

Segundo os especialistas, o frio pode trazer aquela sensação de que está sobrando ar e seu corpo parece responder melhor, especialmente no início da atividade. Ou seja, a percepção de esforço é menor. Só que isso representa risco: cuide-se para não realizar esforço demais!

E aí, curtiu nossas dicas? Aproveite para arrasar na academia vestindo Mardu! E lembre-se: é no inverno que preparamos nossos corpos para o verão <3